SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65La lucha por no cerrar la escuela en el campo: reflexiones sobre la relación entre identidad territorial y movilización política de la Comunidad de Santo Tomé, Isla de MarajóComprensión y perspectivas de investigadores sobre la enseñanza de la filosofía en la educación secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BORDIGNON, Talita. A influência do funcionalismo de Durkheim nas escolas técnicas industriais brasileiras (1946-1961). Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e08. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s14343.

Durante o nacional-desenvolvimentismo (1945-1964), abastecer o mercado com mão de obra qualificada fez-se necessário. Para tanto, as elites locais se articularam com os Estados Unidos para garantir financiamento às escolas. A gerência dos recursos coube à Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), que publicou um periódico mensal para divulgar os feitos dos acordos bilaterais: o Boletim da CBAI divulgou textos sobre a pedagogia adotada para a formação de cidadãos-trabalhadores que se ajustassem ao meio. O objetivo aqui é refletir sobre a influência da teoria sociológica de Émile Durkheim veiculada pelo periódico, articulada à prática pedagógica dos escolanovistas, tendo o método funcionalista como justificativa para uma sociedade dividida em classes. Do ponto de vista do materialismo histórico e dialético, o texto procura contribuir com as reflexões sobre as implicações da Pedagogia escolanovista na vida social e cotidiana do trabalhador nesse período, sugerindo outras alternativas metodológicas para esse ramo de ensino. A análise indica que as propostas centradas na omnilateralidade são mais interessantes por garantirem resultados condizentes com sociedades harmoniosas e igualitárias, tal como na proposta da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani.

Palabras clave : Educação Profissional; Escola Nova; Pedagogia Histórico-Crítica; CBAI; Educação para o Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )