SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65La influencia del funcionalismo de Durkheim en las escuelas técnicas industriales brasileñas (1946-1961)El papel del profesor formador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia  y  MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Compreensão e perspectivas de pesquisadores acerca do ensino de filosofia no ensino médio. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e09. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15729.

Neste artigo, o objetivo foi investigar o entendimento e as perspectivas de pesquisadores acerca do ensino de filosofia. A pesquisa, de natureza qualitativa, bem como os dados analisados, origina-se de entrevistas realizadas com sete professores pesquisadores e publicadas na revista Filosofia: Ciência & Vida, da Editora Escala. Para analisar as falas desses professores pesquisadores, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, da qual emergiram três categorias: trajetória da disciplina de filosofia; metodologia do ensino de filosofia; e contribuições do ensino de filosofia no ensino médio. Os resultados apontam que a filosofia, como disciplina integrante do currículo das escolas de ensino médio, oscila, ao longo do tempo, entre permanências e ausências, e que a sua presença em 2020, diante da reforma decretada pela Lei nº 13.415/2017, vê-se condenada à exclusão. Assim sendo, é fundamental pensar em formas de resistência para a permanência da disciplina de filosofia no contexto educacional.

Palabras clave : Metodologia do ensino de filosofia; Entrevistas com professores de filosofia; Reforma do Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )