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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia y MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Compreensão e perspectivas de pesquisadores acerca do ensino de filosofia no ensino médio. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e09. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15729.
Neste artigo, o objetivo foi investigar o entendimento e as perspectivas de pesquisadores acerca do ensino de filosofia. A pesquisa, de natureza qualitativa, bem como os dados analisados, origina-se de entrevistas realizadas com sete professores pesquisadores e publicadas na revista Filosofia: Ciência & Vida, da Editora Escala. Para analisar as falas desses professores pesquisadores, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, da qual emergiram três categorias: trajetória da disciplina de filosofia; metodologia do ensino de filosofia; e contribuições do ensino de filosofia no ensino médio. Os resultados apontam que a filosofia, como disciplina integrante do currículo das escolas de ensino médio, oscila, ao longo do tempo, entre permanências e ausências, e que a sua presença em 2020, diante da reforma decretada pela Lei nº 13.415/2017, vê-se condenada à exclusão. Assim sendo, é fundamental pensar em formas de resistência para a permanência da disciplina de filosofia no contexto educacional.
Palabras clave : Metodologia do ensino de filosofia; Entrevistas com professores de filosofia; Reforma do Ensino Médio.