SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Understanding and perspectives of researchers about teaching philosophy in high schoolRedefinition of school management based on the granting of teaching bonuses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FERENC, Alvanize Valente Fernandes; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; DUARTE, Tarcísia Carolina Roberto Silva  and  MIRANDA, Renata Veiga de. O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e10. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699.

Este artigo tem duplo propósito: analisar a razão da escolha pelo curso de licenciatura em dois momentos distintos e o papel que os professores formadores da licenciatura exercem na consolidação da escolha pela docência. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Cinquenta e sete estudantes responderam a um questionário sobre suas características sociais e escolares e sobre os motivos da escolha profissional, e 8 deles participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram uma alteração na quantidade de estudantes que afirmavam não desejar ser professor: ao ingressar no curso, 28, e no momento da realização do questionário apenas 3 afirmaram não terem o magistério como perspectiva profissional, enquanto 21 ainda estavam indecisos a esse respeito. A pesquisa mostrou que 7 dos 8 entrevistados defenderam a importância do papel do professor universitário, de suas práticas pedagógicas e da relação com os alunos na consolidação da escolha pela docência no decorrer do curso de licenciatura. A conclusão é que as ações dos professores exercem forte influência na consolidação de uma escolha pelo magistério, mesmo quando a escolha inicial foi apenas uma estratégia de acesso ao ensino superior.

Keywords : Formação inicial; Papel do professor formador; Consolidação da escolha profissional; Pedagogia universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )