SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Compreensão e perspectivas de pesquisadores acerca do ensino de filosofia no ensino médioA redefinição da gestão escolar a partir da concessão de bonificações docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FERENC, Alvanize Valente Fernandes; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; DUARTE, Tarcísia Carolina Roberto Silva  e  MIRANDA, Renata Veiga de. O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e10. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699.

Este artigo tem duplo propósito: analisar a razão da escolha pelo curso de licenciatura em dois momentos distintos e o papel que os professores formadores da licenciatura exercem na consolidação da escolha pela docência. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Cinquenta e sete estudantes responderam a um questionário sobre suas características sociais e escolares e sobre os motivos da escolha profissional, e 8 deles participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram uma alteração na quantidade de estudantes que afirmavam não desejar ser professor: ao ingressar no curso, 28, e no momento da realização do questionário apenas 3 afirmaram não terem o magistério como perspectiva profissional, enquanto 21 ainda estavam indecisos a esse respeito. A pesquisa mostrou que 7 dos 8 entrevistados defenderam a importância do papel do professor universitário, de suas práticas pedagógicas e da relação com os alunos na consolidação da escolha pela docência no decorrer do curso de licenciatura. A conclusão é que as ações dos professores exercem forte influência na consolidação de uma escolha pelo magistério, mesmo quando a escolha inicial foi apenas uma estratégia de acesso ao ensino superior.

Palavras-chave : Formação inicial; Papel do professor formador; Consolidação da escolha profissional; Pedagogia universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )