SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Redefinition of school management based on the granting of teaching bonusesActive methodologies applied in two technical courses by teachers at IFTO, Palmas Campus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SERRA, Deuzimar Costa; SILVA, Maria de Fátima Sousa  and  ARAUJO, Francisco Romário Cunha de. A gestão escolar democrática no plano estadual de educação do Maranhão: fase inicial da implementação e desafios. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e12. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15444.

O texto aborda a gestão democrática no Plano Estadual de Educação (PEE) do Maranhão, Lei nº 10.099/2014, com o objetivo de analisar a fase inicial da implementação da meta 20 e estratégias que consistem em assegurar condições no prazo de dois anos para a efetivação da gestão democrática na educação. Os procedimentos metodológicos deste estudo de abordagem qualitativa e quantitativa foram subsidiados pelos tipos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como sujeitos a ex-secretária de estado da educação e o técnico responsável pelo PEE. Os resultados foram dialogados com os teóricos e a legislação vigente, conforme a técnica de análise de conteúdo, e apontam que o processo de implementação da meta 20 do PEE foi iniciado em 2015, regulamentado por decreto e edital com critérios estabelecidos para realização do processo de seleção de gestores das escolas da rede pública estadual. Os resultados revelam que a fase inicial de implementação da meta no contexto analisado não se efetivou na sua totalidade, surgindo desafios que demandam outras ações para consolidar a meta e suas estratégias no prazo da vigência do PEE.

Keywords : Gestão democrática; Plano Estadual de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )