SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Democratic school management in the state education plan of Maranhão: initial implementation phase and challengesEmergency remote teaching: difficulties from the perspective of mothers and teaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MACHADO, Luciane de Paula; SILVA, Antonelli Santos; COSTA, Ricardo Franco da  and  FARIA, Igor Guterres. Metodologias ativas aplicadas em dois cursos técnicos pelos docentes no IFTO, Câmpus Palmas. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e13. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15040.

O presente trabalho demonstra uma pesquisa desenvolvida em conjunto com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Tocantins (IFTO), campus Palmas, nos cursos de formação técnica profissional de controle ambiental e segurança do trabalho, com o objetivo de determinar se os professores utilizam as metodologias ativas. Com métodos qualitativos, objetivos exploratórios e procedimentos de pesquisa bibliográfica, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro docentes de dois cursos técnicos e entrevistas com questões abertas e fechadas. Segundo as constatações, todos os professores consideram que as metodologias ativas de aprendizagem são “bons” estimuladores da autonomia dos alunos e, embora tenham dificuldades em motivá-los e sensibilizá-los, utilizam vários métodos ativos de aprendizagem em sala de aula. As contribuições das teorias apresentadas nas aulas de formação profissional, que se podem observar durante as entrevistas realizadas com os professores, descreveram que estes não têm formação, mas possuem experiência na aplicação de metodologias ativas.

Keywords : Metodologias Ativas; Ensino-aprendizagem; Ensino Técnico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )