SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Gestión escolar democrática en el plan estatal de educación de Maranhão: fase inicial de implementación y desafíosEnseñanza remota de emergencia: dificultades desde la perspectiva de madres y madres-maestras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MACHADO, Luciane de Paula; SILVA, Antonelli Santos; COSTA, Ricardo Franco da  y  FARIA, Igor Guterres. Metodologias ativas aplicadas em dois cursos técnicos pelos docentes no IFTO, Câmpus Palmas. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e13. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15040.

O presente trabalho demonstra uma pesquisa desenvolvida em conjunto com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Tocantins (IFTO), campus Palmas, nos cursos de formação técnica profissional de controle ambiental e segurança do trabalho, com o objetivo de determinar se os professores utilizam as metodologias ativas. Com métodos qualitativos, objetivos exploratórios e procedimentos de pesquisa bibliográfica, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro docentes de dois cursos técnicos e entrevistas com questões abertas e fechadas. Segundo as constatações, todos os professores consideram que as metodologias ativas de aprendizagem são “bons” estimuladores da autonomia dos alunos e, embora tenham dificuldades em motivá-los e sensibilizá-los, utilizam vários métodos ativos de aprendizagem em sala de aula. As contribuições das teorias apresentadas nas aulas de formação profissional, que se podem observar durante as entrevistas realizadas com os professores, descreveram que estes não têm formação, mas possuem experiência na aplicação de metodologias ativas.

Palabras clave : Metodologias Ativas; Ensino-aprendizagem; Ensino Técnico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )