SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Emergency remote teaching: difficulties from the perspective of mothers and teachesAnalysis of playful space and playrooms present in Brazilian municipal early childhood education centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SOARES, Fabiana Pegoraro; SILVA, Carolina Sperandio Costa da  and  LOPES, Henrique Bovo. Aprendizagem baseada em projetos em um contexto de pandemia: um exemplo de aplicação. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e15. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15753.

Em 2020, a pandemia de covid-19 infectou e levou à morte milhões de pessoas no mundo. A rápida expansão do vírus motivou o fechamento das escolas em diversos países, incluindo o Brasil, onde todas as atividades pedagógicas passaram a ser remotas e, posteriormente, em ambiente híbrido. Este texto tem como objetivo relatar a experiência de um trabalho envolvendo aprendizagem baseada em projetos no modelo de ensino em ambiente híbrido, ocorrido em uma instituição privada de São Paulo. O trabalho baseou-se nas metodologias de aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas, visando uma aprendizagem ativa e significativa, e esteve alinhado aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e do Programa de Escolas Associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O projeto teve duração de quatro semanas e se encerrou com um encontro cultural virtual, no qual os alunos e os professores puderam apresentar, para toda a comunidade escolar, os produtos derivados das atividades desenvolvidas. O resultado do trabalho torna ainda mais evidente a importância da qualificação profissional e da democratização das ferramentas tecnológicas de ensino e do acesso à internet para todas as escolas do país.

Keywords : Covid-19; Ensino remoto; Ambiente híbrido; Aprendizagem baseada em projetos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )