SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Enseñanza remota de emergencia: dificultades desde la perspectiva de madres y madres-maestrasAnálisis de los espacios lúdicos y ludotecas presentes en los centros municipales de educación infantil de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOARES, Fabiana Pegoraro; SILVA, Carolina Sperandio Costa da  y  LOPES, Henrique Bovo. Aprendizagem baseada em projetos em um contexto de pandemia: um exemplo de aplicação. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e15. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15753.

Em 2020, a pandemia de covid-19 infectou e levou à morte milhões de pessoas no mundo. A rápida expansão do vírus motivou o fechamento das escolas em diversos países, incluindo o Brasil, onde todas as atividades pedagógicas passaram a ser remotas e, posteriormente, em ambiente híbrido. Este texto tem como objetivo relatar a experiência de um trabalho envolvendo aprendizagem baseada em projetos no modelo de ensino em ambiente híbrido, ocorrido em uma instituição privada de São Paulo. O trabalho baseou-se nas metodologias de aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas, visando uma aprendizagem ativa e significativa, e esteve alinhado aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e do Programa de Escolas Associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O projeto teve duração de quatro semanas e se encerrou com um encontro cultural virtual, no qual os alunos e os professores puderam apresentar, para toda a comunidade escolar, os produtos derivados das atividades desenvolvidas. O resultado do trabalho torna ainda mais evidente a importância da qualificação profissional e da democratização das ferramentas tecnológicas de ensino e do acesso à internet para todas as escolas do país.

Palabras clave : Covid-19; Ensino remoto; Ambiente híbrido; Aprendizagem baseada em projetos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )