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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; FERREIRA, Ronielison Barbosa y SANTOS, Andressa dos. Análise sobre os espaços lúdicos e brinquedotecas presentes em centros municipais de educação infantil brasileiros. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e16. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s14952.
A atividade lúdica na educação infantil é relevante, uma vez que se trata de uma das linguagens que a criança utiliza para construir a realidade. Nesse contexto, surgem as brinquedotecas escolares, oferecendo possibilidades variadas de brinquedos e brincadeiras que podem promover enriquecimento das ações lúdicas e se articulam à proposta político-pedagógica da escola e às práticas do professor. O objetivo consistiu em analisar as brinquedotecas presentes em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) brasileiros. Participaram da pesquisa 246 acadêmicos do curso de Pedagogia EaD de diferentes regiões do país. Os participantes dirigiram-se a um (ou mais) CMEI de sua respectiva cidade e, a partir da observação realizada naquele contexto, responderam a dois questionários disponibilizados na forma on-line. A análise dos dados foi organizada em dois eixos: a) caracterização dos CMEIs; e b) espaços lúdicos, brinquedotecas e prática pedagógica nos CMEIs. Os resultados indicaram que muitos CMEIs têm brinquedotecas ou espaços lúdicos, no entanto são utilizados, em sua maioria, para cobrir lacunas da rotina escolar, o que possibilita reflexões sobre a formação docente na Educação Infantil.
Palabras clave : Educação Infantil; Brincar; Brinquedotecas; Espaço Lúdico; Ensino.