SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Analysis of playful space and playrooms present in Brazilian municipal early childhood education centersThe use of digital game in the literacy process: an experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MELO, Rozeli Lemos de; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de  and  OLIVEIRA, Maycon de. Um castelo de areia na escola de educação infantil: Curando filmes e medos. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e17. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15441.

O texto se configura como um relato de experiência e apresenta reflexões sobre como o medo muitas vezes restringe e delimita o trabalho na escola de educação infantil. A partir da curadoria de filmes, uma das funções do cineclube existente em duas escolas municipais da periferia de Campinas/SP, seus integrantes se viram diante do impasse provocado por alguns entenderem que o filme selecionado, a animação Castelo de areia, não seria adequado para os bebês, pois esses sentiriam medo diante das imagens e dos sons projetados. Relata-se o percurso de uma das integrantes, que, baseada na sua experiência pessoal de trabalho com bebês, convence a equipe do cineclube de experimentar expor os bebês ao filme. Tendo sido realizadas sessões para todas as crianças e bebês da escola, o texto faz um registro escrito e fotográfico da preparação e organização das sessões e de suas reverberações nas conversas, relatos e brincadeiras das crianças. Ao final, o texto traz outros momentos em que certos medos quase impediram que determinadas ações fossem efetivadas no trabalho com cinema na educação infantil e aponta que precisamos pensar sobre isso para que o medo dos adultos não interfira no que é oferecido às crianças e bebês.

Keywords : Cinema; Educação infantil; Bebês; Medo; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )