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Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Michelle Catherine Rocha Gomes Barros dos  e  SILVA, Givanildo da. O uso do jogo digital no processo de alfabetização: um relato de experiência. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e18. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15386.

O objetivo do texto foi discutir o uso do jogo digital no processo de alfabetização como instrumento pedagógico no contexto das tecnologias da informação e comunicação, procurando analisar as possibilidades do jogo digital como recurso pedagógico e relatar a experiência de trabalho com ele em uma turma de alfabetização. A questão que motivou as reflexões foi: até que ponto os jogos digitais na alfabetização estimulam o aprendizado das crianças que se encontram no processo inicial de leitura e escrita? A metodologia do trabalho configurou-se como uma abordagem qualitativa, tendo como bases a revisão da literatura e o relato de experiência. Os principais resultados apontaram que os jogos digitais são importantes recursos pedagógicos para o processo de alfabetização, contribuindo para a aquisição das letras, das sílabas e das palavras, favorecendo uma interação com os envolvidos e motivando-os a participar de todas as situações propostas.

Palavras-chave : Jogo digital; Tecnologias educacionais; Alfabetização.

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