SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65O uso do jogo digital no processo de alfabetização: um relato de experiênciaAbordagem crítico-superadora: o trato da educação física como prática transformadora da realidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SCHMENGLER, Angélica Regina; FONTOURA, Gabriele Marchionatti; PIZZOLOTTO, Roberta  e  PAVAO, Sílvia Maria de Oliveira. Atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e20. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s14924.

Esta pesquisa é oriunda de discussões realizadas na academia sobre as práticas pertinentes à educação inclusiva. O objetivo consistiu em verificar o papel do psicólogo escolar na inclusão de alunos público alvo da Educação Especial. A pesquisa se delimita como qualitativa, exploratória e do tipo bibliográfica. Para embasar as reflexões apresentadas, recorreu-se a referências sobre a Psicologia Escolar, além de documentos legais, como as políticas públicas. A busca foi realizada, por meio digital, em periódicos das áreas da Educação e da Psicologia, nas publicações em periódicos de relevante nível de impacto classificados no país como Qualis A2 e B1, que discorrem sobre a atuação da Psicologia Escolar em contexto educacional inclusivo. Os achados apontaram que o psicólogo escolar tem papel relevante no processo inclusivo, de modo a atuar em diferentes espaços e níveis de escolarização, podendo contribuir com suas práticas para a orientação aos professores, aos alunos e a toda a comunidade escolar. O número de publicações revelou a necessidade de ampliação e publicação de pesquisas. Ao concluir-se que os ganhos dessa atuação são expressivos tanto para o movimento inclusivo quanto para todos os agentes envolvidos, urge divulgar esse trabalho e reivindicar a presença do psicólogo escolar nas instituições educacionais.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Educação Inclusiva; Educação Especial; Revisão Bibliográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )