SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Performance of the school psychologist in inclusive educationFull-time early Childhood Education in the academic production of graduate programs in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

LIMA, Wanderson Pereira. Abordagem crítico-superadora: o trato da educação física como prática transformadora da realidade social. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e21. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15861.

O objetivo deste trabalho é destacar, com base em uma obra clássica da área da Educação Física, a educação como uma prática social que está explicitamente relacionada com os fatos históricos que nortearam e que ainda influenciam os caminhos das práticas educativas. Essa produção é fruto de uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo que enfatiza a abordagem crítico-superadora publicada em 1992 por um coletivo de autores apresentando elementos para a formação humana verdadeiramente de qualidade, democrática, pública e emancipatória. Conclui-se, portanto, que trabalhar com os elementos da cultura corporal apresentados por essa abordagem teórica representa desmistificar a Educação Física e toda a educação como um campo de embates e disputas de classes e, sobretudo, atualmente, elucidar que a Educação está sendo tratada como mercadoria condicionada pela lógica neoliberal, favorecendo e naturalizando a desigualdade social e o fracasso escolar.

Keywords : Educação Física; Abordagem Crítico-superadora; Luta de Classes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )