SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Desempeño del psicólogo escolar en la educación inclusivaLa educación infantil (en tiempo) integral en la producción académica de los programas de postgrado en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

LIMA, Wanderson Pereira. Abordagem crítico-superadora: o trato da educação física como prática transformadora da realidade social. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e21. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15861.

O objetivo deste trabalho é destacar, com base em uma obra clássica da área da Educação Física, a educação como uma prática social que está explicitamente relacionada com os fatos históricos que nortearam e que ainda influenciam os caminhos das práticas educativas. Essa produção é fruto de uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo que enfatiza a abordagem crítico-superadora publicada em 1992 por um coletivo de autores apresentando elementos para a formação humana verdadeiramente de qualidade, democrática, pública e emancipatória. Conclui-se, portanto, que trabalhar com os elementos da cultura corporal apresentados por essa abordagem teórica representa desmistificar a Educação Física e toda a educação como um campo de embates e disputas de classes e, sobretudo, atualmente, elucidar que a Educação está sendo tratada como mercadoria condicionada pela lógica neoliberal, favorecendo e naturalizando a desigualdade social e o fracasso escolar.

Palabras clave : Educação Física; Abordagem Crítico-superadora; Luta de Classes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )