SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Atuação do psicólogo escolar na educação inclusivaA Educação Infantil (em tempo) integral na produção acadêmica dos programas de Pós-Graduação em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LIMA, Wanderson Pereira. Abordagem crítico-superadora: o trato da educação física como prática transformadora da realidade social. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e21. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15861.

O objetivo deste trabalho é destacar, com base em uma obra clássica da área da Educação Física, a educação como uma prática social que está explicitamente relacionada com os fatos históricos que nortearam e que ainda influenciam os caminhos das práticas educativas. Essa produção é fruto de uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo que enfatiza a abordagem crítico-superadora publicada em 1992 por um coletivo de autores apresentando elementos para a formação humana verdadeiramente de qualidade, democrática, pública e emancipatória. Conclui-se, portanto, que trabalhar com os elementos da cultura corporal apresentados por essa abordagem teórica representa desmistificar a Educação Física e toda a educação como um campo de embates e disputas de classes e, sobretudo, atualmente, elucidar que a Educação está sendo tratada como mercadoria condicionada pela lógica neoliberal, favorecendo e naturalizando a desigualdade social e o fracasso escolar.

Palavras-chave : Educação Física; Abordagem Crítico-superadora; Luta de Classes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )