SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Abordaje crítico-superador: un análisis de la educación física como práctica transformadora de la realidad socialHistoria de la educación, instituciones y género: contribuciones a la investigación en el Centro-Oeste y Norte de Brasil (2014-2022) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

AUER, Franceila; TAQUINI, Rennati  y  ARAUJO, Vania Carvalho de. A Educação Infantil (em tempo) integral na produção acadêmica dos programas de Pós-Graduação em Educação. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e22. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15798.

Este artigo objetiva buscar, analisar e sintetizar pesquisas desenvolvidas no país e, a partir desse movimento, traçar um panorama a respeito da educação infantil em tempo integral nas diversas experiências que atravessam as instituições brasileiras, bem como identificar novas possibilidades de pesquisas posteriores. Por meio de busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foram selecionadas 22 dissertações de mestrado publicadas entre 2008 e 2018. Utilizaram-se a revisão integrativa de literatura como método e o software NVivo para a análise dos dados. Os resultados apontam obstáculos na implementação das políticas voltadas para a educação infantil em tempo integral, que se refletem na materialização das experiências em diferentes realidades no que diz respeito a carência de recursos financeiros e materiais, inadequação da infraestrutura, inespecificidade das propostas pedagógicas, fragmentação da jornada em turnos e premência de formação profissional, tencionando uma concepção mais ampla de educação com qualidade socialmente referenciada. Conclui-se que o atendimento em tempo integral vem sendo utilizado como estratégia de enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais no intuito de promover equidade para a população infantil socioeconomicamente desfavorecida.

Palabras clave : Educação Infantil; Tempo Integral; Produções Acadêmicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )