SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Full-time early Childhood Education in the academic production of graduate programs in educationNeoliberal interface in children’s education policies: discussion towards the context of BNCC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FERREIRA, Nilce Vieira Campos  and  MARTINS, Joira Aparecida Leite de Oliveira. História da educação, instituições e gênero: contribuições à pesquisa no Centro-Oeste e Norte brasileiros (2014-2022). Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e23. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15758.

Neste texto analisamos e apontamos as principais ações desenvolvidas no contexto do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero (GPHEG), inscrito no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá/MT, cujo foco tem sido a investigação e o registro da história educacional nas regiões Centro-Oeste e Norte brasileiras, de modo a privilegiar a interface e o diálogo com a história da educação das mulheres e das instituições escolares nessas regiões articuladas à América Latina. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental, a partir das próprias produções do grupo, cuja coleta e criação de um acervo físico e on-line conta com fontes documentais, produções acadêmicas, artigos científicos, páginas de website, entre outros. Conclui-se que o GPHEG tem buscado triangular as interfaces de ensino, pesquisa e extensão, cujo enfoque se volta para as temáticas sobre as quais propõe investigações articuladas às orientações nacionais e internacionais da pós-graduação.

Keywords : Grupo de pesquisa; História da educação; Inovação; Covid-19; Universidade Federal de Mato Grosso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )