Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
FERREIRA, Nilce Vieira Campos e MARTINS, Joira Aparecida Leite de Oliveira. História da educação, instituições e gênero: contribuições à pesquisa no Centro-Oeste e Norte brasileiros (2014-2022). Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e23. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15758.
Neste texto analisamos e apontamos as principais ações desenvolvidas no contexto do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero (GPHEG), inscrito no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá/MT, cujo foco tem sido a investigação e o registro da história educacional nas regiões Centro-Oeste e Norte brasileiras, de modo a privilegiar a interface e o diálogo com a história da educação das mulheres e das instituições escolares nessas regiões articuladas à América Latina. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental, a partir das próprias produções do grupo, cuja coleta e criação de um acervo físico e on-line conta com fontes documentais, produções acadêmicas, artigos científicos, páginas de website, entre outros. Conclui-se que o GPHEG tem buscado triangular as interfaces de ensino, pesquisa e extensão, cujo enfoque se volta para as temáticas sobre as quais propõe investigações articuladas às orientações nacionais e internacionais da pós-graduação.
Palavras-chave : Grupo de pesquisa; História da educação; Inovação; Covid-19; Universidade Federal de Mato Grosso.