SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65La interfaz neoliberal en las políticas de educación infantil: discusión hacia el contexto de la BNCC“Digitalización de la educación” en la pandemia de Covid-19: un análisis a la luz del concepto foucaultiano de periculosidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

LOOS, Rafael Henrique; COMIOTTO, Tatiana  y  DIAS, Lorena Silva de Andrade. Matemática financeira e formação docente: um mapeamento sistemático. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e25. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15681.

Devido a situações cotidianas que remetem à Matemática Financeira, um questionamento que pode ser levantado é como se dá a preparação de professores de Matemática para trabalhar tal conteúdo na sala de aula. A partir disso, o mapeamento sistemático apresentado neste artigo objetiva identificar como a Matemática Financeira é abordada no processo de formação de professores. Quanto à metodologia, optou-se pelo protocolo de pesquisa proposto por Klock (2018). Utilizando-se as strings de busca “matemática financeira”, “formação de professores”, “financial mathematics” e “teacher education”, pesquisaram-se, nos mecanismos de busca Scielo, Portal de Periódicos CAPES, Spell, Web of Science, JSTOR, Springer Link e Science Direct, artigos revisados por pares, publicados entre 2010 e 2020, em português ou inglês, relacionados com a educação e adequados ao objetivo da pesquisa. De 28 artigos em português e 66 artigos em inglês encontrados, foram selecionados quatro para a análise. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se um incentivo ao ensino da Matemática Financeira que seja contextualizado, explorando a visualização dos conceitos matemáticos e construindo as fórmulas a partir de diferentes situações financeiras do cotidiano, evitando que sejam desvinculadas da realidade.

Palabras clave : Matemática Financeira; Formação Inicial de Professores; Formação Continuada de Professores; Mapeamento Sistemático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )