SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Financial mathematics and teacher education: a systematic mappingEducational support to the inclusion of student with autism spectrum disorder: educational service specialized in the view of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

ROBERTO, Lucas da Silva  and  ROBERTO, Moises da Silva. “Digitalização da educação” na pandemia de Covid-19: uma análise à luz do conceito foucaultiano de periculosidade. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e26. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15194.

A presente pesquisa é um estudo de análise empírico-conceitual que, por meio do conceito foucaultiano de periculosidade, compreende o período pandêmico da COVID-19 como momento demasiadamente sensível para a Educação. Se, por um lado, a “digitalização da educação” é uma medida tomada para ofertar aparatos acolhedores aos alunos distantes da escola, por outro pode se caracterizar como dispositivo que implode a educação dialógica emancipatória e a dimensão estética da educação, com todo o seu aspecto de produção grupal e com a sua dimensão democrática. Partindo da interpelação de quais cuidados precisamos ter neste período, o estudo objetiva fazer um convite para termos cuidado e coragem, nessa ordem, no enfrentamento dos problemas, e seus efeitos, presentificados na pandemia, visando à prudência com as tecnologias implementadas. Em defesa da educação estética, sensível e democrática, consideramos que a “digitalização pedagógica” é o estágio severo da educação bancária, dando total subsídio ao controle disciplinar e fortalecimento do darwinismo social.

Keywords : Saber de Experiência; Darwinismo Social; Educação Estética; Digitalização Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )