SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65“Digitalization of education” in Covid-19pandemic: an analysis in the light of the foucaultian concept of periculosityAffections, meanings and perceptions related to the school environment for high school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PINTO, Rosana Zela; GODOY, Miriam Adalgisa Bedim  and  COSTA, Ailton Barcelos da. Suporte educacional à inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: atendimento educacional especializado na visão dos docentes. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e27. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15876.

Este estudo teve o objetivo de verificar quais são as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino comum e no atendimento educacional especializado para uma educanda com transtorno do espectro autista (TEA). O método da pesquisa foi descritivo, com a aplicação de dois questionários e análise qualitativa dos dados. Os participantes do estudo foram três docentes, sendo duas do ensino comum e uma da educação especializada. Os questionários foram aplicados após a aprovação da pesquisa no Conselho de Ética. Os resultados indicaram que todas as professoras entendiam a educação inclusiva como forma de propiciar a todos os alunos a aprendizagem em um ambiente comum, com convívio e interação com os demais colegas. No que se refere à interação das professoras do ensino regular com a profissional do atendimento especializado, as docentes destacaram que buscam, juntas, formas de melhor repassar os conteúdos escolares à aluna com TEA, além de entenderem que, em relação ao trabalho colaborativo, há muitos desafios, como a antecipação de conteúdos para pensar estratégias de ensino que favoreçam a todos. Assim, pode-se constatar que o tema inclusão é um trabalho árduo e que muitos educadores ainda não conseguem identificar e entender que os alunos aprendem de forma e em tempos diferentes.

Keywords : Educação Especial; Inclusão Escolar; Ensino Colaborativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )