SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Apoyo educativo a la inclusión del estudiante con trastorno del espectro autista: servicio educativo especializado en visión de los profesoresPerfil de estudiantes de cuotas étnico-raciales de IFMG, campus avanzado Ipatinga índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

VIEIRA, Juliana de Souza Ferreira; FERREIRA, Karla Patrícia Martins  y  CASTRO, Mariana Ribeiro de. Afetos, significados e sentidos relacionados com o ambiente escolar para estudantes do Ensino Médio. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e28. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16039.

O presente artigo tem como objetivo analisar os afetos, significados e sentidos do ambiente escolar para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE sob a perspectiva da teoria histórico-cultural e da. Essa análise considera, portanto, as relações pessoa-ambiente enquanto geradoras de uma mutualidade de afetos que interferem no modo como os jovens pensam, sentem, percebem e se comportam no espaço escolar. Essa afetação provoca transformações nas inter-relações que ocorrem entre os jovens estudantes e o ambiente educacional, favorecendo a participação, o envolvimento ou o afastamento da escola. Participaram da pesquisa de enfoque qualitativo 42 jovens do 2º ano do ensino médio e, para a coleta de dados, utilizou-se o Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA). Os resultados indicaram que os estudantes internalizam os significados sociais a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; os afetos desvelados sobre tal lugar são ambíguos, contrastando entre felicidade e/ou prejuízo;evidenciou-se, ainda, a escola como lugar de inter-relações que afetam e transformam a pessoa e o ambiente e que influenciam o processo de projeção de sonhos e expectativas, de perspectivas e de preparação para o futuro.

Palabras clave : Escola; Sentido; Psicologia Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )