SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Suporte educacional à inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: atendimento educacional especializado na visão dos docentesPerfil dos estudantes oriundos de cotas étnico-raciais do IFMG, câmpus avançado Ipatinga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VIEIRA, Juliana de Souza Ferreira; FERREIRA, Karla Patrícia Martins  e  CASTRO, Mariana Ribeiro de. Afetos, significados e sentidos relacionados com o ambiente escolar para estudantes do Ensino Médio. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e28. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16039.

O presente artigo tem como objetivo analisar os afetos, significados e sentidos do ambiente escolar para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE sob a perspectiva da teoria histórico-cultural e da. Essa análise considera, portanto, as relações pessoa-ambiente enquanto geradoras de uma mutualidade de afetos que interferem no modo como os jovens pensam, sentem, percebem e se comportam no espaço escolar. Essa afetação provoca transformações nas inter-relações que ocorrem entre os jovens estudantes e o ambiente educacional, favorecendo a participação, o envolvimento ou o afastamento da escola. Participaram da pesquisa de enfoque qualitativo 42 jovens do 2º ano do ensino médio e, para a coleta de dados, utilizou-se o Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA). Os resultados indicaram que os estudantes internalizam os significados sociais a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; os afetos desvelados sobre tal lugar são ambíguos, contrastando entre felicidade e/ou prejuízo;evidenciou-se, ainda, a escola como lugar de inter-relações que afetam e transformam a pessoa e o ambiente e que influenciam o processo de projeção de sonhos e expectativas, de perspectivas e de preparação para o futuro.

Palavras-chave : Escola; Sentido; Psicologia Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )