SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Afectos, significados y sentidos relacionados con el ambiente escolar para estudiantes de escuela secundariaProyecto marcas: un abordajepedagógico bajo la perspectiva de la metodología de la problematización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MESQUITA, Juliana Schneider; MODESTO, Cátia Cristina  y  OLIVEIRA, Helainne Vianey Gomes de. Perfil dos estudantes oriundos de cotas étnico-raciais do IFMG, câmpus avançado Ipatinga. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e29. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15882.

Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise preliminar da política de acesso e permanência de estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio no ano de 2019, por meio de ações afirmativas étnico-raciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus avançado Ipatinga. À luz da estatística descritiva e análise qualitativa, traçou-se o perfil desses estudantes. Este estudo visa contribuir para as discussões relacionadas às políticas de ações afirmativas no âmbito do ensino médio, uma vez que a maioria dos estudos foca o âmbito do ensino superior e, mais recentemente, da pós-graduação. As conclusões parciais deste estudo apontam para a necessidade de desenvolver ações que vão além da garantia de acesso por via das cotas e do auxílio financeiro para permanência. É preciso que o Estado proponha e execute ações que assegurem a construção de uma escola democrática e acolhedora das diferenças, no âmbito da política de educação.

Palabras clave : Educação; Acesso; Permanência; Cotas raciais; Ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )