SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Afetos, significados e sentidos relacionados com o ambiente escolar para estudantes do Ensino MédioProjeto marcas: uma abordagem pedagógica sob a perspectiva da metodologia da problematização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MESQUITA, Juliana Schneider; MODESTO, Cátia Cristina  e  OLIVEIRA, Helainne Vianey Gomes de. Perfil dos estudantes oriundos de cotas étnico-raciais do IFMG, câmpus avançado Ipatinga. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e29. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15882.

Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise preliminar da política de acesso e permanência de estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio no ano de 2019, por meio de ações afirmativas étnico-raciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus avançado Ipatinga. À luz da estatística descritiva e análise qualitativa, traçou-se o perfil desses estudantes. Este estudo visa contribuir para as discussões relacionadas às políticas de ações afirmativas no âmbito do ensino médio, uma vez que a maioria dos estudos foca o âmbito do ensino superior e, mais recentemente, da pós-graduação. As conclusões parciais deste estudo apontam para a necessidade de desenvolver ações que vão além da garantia de acesso por via das cotas e do auxílio financeiro para permanência. É preciso que o Estado proponha e execute ações que assegurem a construção de uma escola democrática e acolhedora das diferenças, no âmbito da política de educação.

Palavras-chave : Educação; Acesso; Permanência; Cotas raciais; Ensino médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )