SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Perfil dos estudantes oriundos de cotas étnico-raciais do IFMG, câmpus avançado IpatingaRefletindo sobre a morte, o morrer e os mortos com estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VICARI, Pâmela; MARTINS, Silvana Neumann  e  GUARIENTI, Dayene Borges. Projeto marcas: uma abordagem pedagógica sob a perspectiva da metodologia da problematização. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e30. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s14389.

Apresentamos neste texto as análises e reflexões que emergiram a partir do desenvolvimento do Projeto Marcas devido à sua aproximação com a utilização de metodologias ativas e, principalmente, da metodologia da problematização. Essas metodologias de ensino consistem em desenvolver no estudante o protagonismo durante o processo de aprendizagem, o que pode contribuir para o desenvolvimento de características fundamentais para a formação do sujeito, como autonomia, por exemplo. O Projeto Marcas tem como base a questão “Que marcas vou deixar quando sair da escola?”, que motivou os estudantes a realizarem ações diferenciadas dentro do ambiente escolar. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados relatórios produzidos pelos alunos e uma entrevista semiestruturada com a professora que idealizou e executou o projeto na escola. A análise dos dados está embasada em aproximações com os pressupostos teóricos da análise textual discursiva. Nesta pesquisa está sendo possível observar a importância da utilização da metodologia da problematização, pois verificou-se o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem significativa nos alunos.

Palavras-chave : Metodologia da Problematização; Metodologia Ativa; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )