SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Marks project: a pedagogical approach from a problematization methodology perspectiveSchool bullying prevention strategies: report of interventions with primary school children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SILVA, Adriano Alves da  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Refletindo sobre a morte, o morrer e os mortos com estudantes do ensino fundamental. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e31. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15872.

O objetivo deste estudo é apresentar uma experiência exitosa desenvolvida nas disciplinas de história e filosofia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental para a discussão da morte, do morrer e dos mortos. Participaram da intervenção 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada em um município do interior do estado de São Paulo. Primeiramente, os alunos refletiram sobre os conceitos de finitude e existência, sendo convidados a realizar pesquisas sobre como as diferentes religiões compreendem a morte e os principais rituais fúnebres e de elaboração do luto realizados nas diferentes culturas. A fim de aproximá-los do trabalho etnográfico, realizaram duas visitas ao cemitério da cidade, fazendo registros a partir de entrevistas e fotografias. O projeto foi finalizado com a organização de uma mostra sobre a morte, os mortos e o morrer, com a participação de toda a comunidade escolar. Espera-se que esta intervenção possa ser disparadora de ações conduzidas na escola com vistas ao cotejamento deste importante tema para a formação dos estudantes, sobretudo em tempos nos quais tal discussão emerge de modo onipresente nos processos educacionais e de socialização.

Keywords : Morte; Morrer; Ensino de história; Ensino de Filosofia; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )