SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Reflecting on death, the act of dying, and the dead with elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PIRES, Jéssica; TESSARO, Mônica  and  PEDRON, Mariluce. Estratégias de prevenção do bullying escolar: relato de intervenção com crianças do Ensino Fundamental I. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e32. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15690.

Este artigo apresenta os resultados de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar estratégias pedagógicas que podem auxiliar na diminuição do bullying envolvendo estudantes do ensino fundamental I de uma escola de educação básica localizada no oeste catarinense. Estudos indicam que as ações pedagógicas de prevenção ao bullying, para serem efetivas, precisam ser contínuas e sistemáticas, visando a garantir o envolvimento de crianças e adolescentes, estimulando o protagonismo, o cuidado e o respeito às diferenças. Diante disso, incorporou-se o tema bullying ao conteúdo programado da disciplina de Língua Portuguesa. Entre os resultados, indica-se que a utilização das situações-problema que fazem parte do contexto educacional e da convivência entre os estudantes é uma estratégia pedagógica inovadora que tem potencial de (trans)formação do contexto escolar, pois proporciona a reflexão-ação do quefazer pedagógico, bem como estimula coletividade e cooperação.

Keywords : Bullying; Práticas Pedagógicas; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )