SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Refletindo sobre a morte, o morrer e os mortos com estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PIRES, Jéssica; TESSARO, Mônica  e  PEDRON, Mariluce. Estratégias de prevenção do bullying escolar: relato de intervenção com crianças do Ensino Fundamental I. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e32. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15690.

Este artigo apresenta os resultados de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar estratégias pedagógicas que podem auxiliar na diminuição do bullying envolvendo estudantes do ensino fundamental I de uma escola de educação básica localizada no oeste catarinense. Estudos indicam que as ações pedagógicas de prevenção ao bullying, para serem efetivas, precisam ser contínuas e sistemáticas, visando a garantir o envolvimento de crianças e adolescentes, estimulando o protagonismo, o cuidado e o respeito às diferenças. Diante disso, incorporou-se o tema bullying ao conteúdo programado da disciplina de Língua Portuguesa. Entre os resultados, indica-se que a utilização das situações-problema que fazem parte do contexto educacional e da convivência entre os estudantes é uma estratégia pedagógica inovadora que tem potencial de (trans)formação do contexto escolar, pois proporciona a reflexão-ação do quefazer pedagógico, bem como estimula coletividade e cooperação.

Palavras-chave : Bullying; Práticas Pedagógicas; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )