SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65La formación de educadores y educadoras, una crisis tan profunda como la de la sociedadInicios de la enseñanza: profesionalidad y experiencia de docentes (re)iniciantes en una nueva etapa de la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MIRA, Marilia Marques  y  ROMANOWSKI, Joana Paulin. Inserção profissional e a organização do trabalho pedagógico escolar: implicações para a formação docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e35. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16580.

O objetivo do trabalho é analisar as relações entre o processo de inserção profissional docente, a organização do trabalho pedagógico escolar e as indicações para programas de apoio à formação dos professores. O trabalho parte de um conceito ampliado de inserção à docência, na perspectiva apresentada por Oliveira e Cruz, diferenciando-se da iniciação à docência, e distingue os professores ingressantes a partir de suas experiências prévias na docência quando de sua inserção na escola. Dialoga com autores que tratam da inserção à docência, como Marcelo, Vaillant e Marcelo, Akkari e Tardif e outros. Os dados foram coletados por questionários e entrevistas, com professores ingressantes e gestores de escolas. A análise foi organizada considerando os processos de inserção profissional a partir de três dimensões: interação entre currículo, planejamento e avaliação; relação professor-aluno; implicações das ações de formação aos professores ingressantes no interior das escolas. Os resultados indicam a necessidade de proposições diferenciadas para os programas de apoio aos professores devido às experiências prévias dos ingressantes, das quais emergem as demandas para a formação docente diante da organização do trabalho pedagógico escolar.

Palabras clave : Professores ingressantes; Inserção à docência; Formação docente; Redes de apoio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )