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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
SANCHEZ-SANCHEZ, Gerardo Ignacio; JARA-AMIGO, Ximena Elizabeth y PLAZA, Fernando Andrés Verdugo. Iniciantes em cenário de crise sanitária. Aprendizagem e desafios para inserção. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e39. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16599.
Implementar o ensino em cenários de virtualidade e crise de saúde é o grande desafio que os sistemas educacionais vivenciam hoje, e esse processo torna-se interessante documentar quando quem o conduz são professores iniciantes que enfrentam as variáveis da desigualdade estrutural com recursos tecnológicos distintos e sem experiência pedagógica. Com base em uma metodologia qualitativa e uma estratégia de pesquisa de estudo de caso, o objetivo foi examinar a aprendizagem alcançada e os desafios enfrentados por dez professores iniciantes com inserção em estabelecimentos de diferentes dependências administrativas na região de Maule, Chile. Os resultados confirmam a complexidade da inserção na docência para esses professores que, entre suas aprendizagens, destacam a relevância e a busca pelo vínculo com seus alunos e, entre os desafios, a necessidade de atender ao bem-estar socioemocional de meninos e meninas; diversificar a aula a partir de recursos tecnológicos; e o imperativo de definir novas formas de trabalhar com as famílias. Conclui-se que a inserção na docência requer abertura, flexibilidade e experimentação em um contexto incerto e dinâmico.
Palabras clave : Crise sanitária; Virtualidade; Inserção Profissional; Professores Iniciantes.