SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65El inicio de la enseñanza en las investigaciones brasileñas: reflexiones y apuntesDilemas y dificultades de los coordinadores pedagógicos principiantes en la educación pública en el estado de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SANCHEZ-SANCHEZ, Gerardo Ignacio; JARA-AMIGO, Ximena Elizabeth  y  PLAZA, Fernando Andrés Verdugo. Iniciantes em cenário de crise sanitária. Aprendizagem e desafios para inserção. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e39. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16599.

Implementar o ensino em cenários de virtualidade e crise de saúde é o grande desafio que os sistemas educacionais vivenciam hoje, e esse processo torna-se interessante documentar quando quem o conduz são professores iniciantes que enfrentam as variáveis da desigualdade estrutural com recursos tecnológicos distintos e sem experiência pedagógica. Com base em uma metodologia qualitativa e uma estratégia de pesquisa de estudo de caso, o objetivo foi examinar a aprendizagem alcançada e os desafios enfrentados por dez professores iniciantes com inserção em estabelecimentos de diferentes dependências administrativas na região de Maule, Chile. Os resultados confirmam a complexidade da inserção na docência para esses professores que, entre suas aprendizagens, destacam a relevância e a busca pelo vínculo com seus alunos e, entre os desafios, a necessidade de atender ao bem-estar socioemocional de meninos e meninas; diversificar a aula a partir de recursos tecnológicos; e o imperativo de definir novas formas de trabalhar com as famílias. Conclui-se que a inserção na docência requer abertura, flexibilidade e experimentação em um contexto incerto e dinâmico.

Palabras clave : Crise sanitária; Virtualidade; Inserção Profissional; Professores Iniciantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )