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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
REALI, Aline Maria Medeiros de Rodrigues; BARROS, Bruna Cury de y MARINI, Carolina. Programas de mentoria da UFSCar dirigidos a professores iniciantes: uma síntese qualitativa das diferentes ofertas. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e41. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16530.
Apresenta-se uma síntese de evidências qualitativas registradas em teses e dissertações sobre as diferentes ofertas de programas de mentoria que se mostraram associadas à promoção do desenvolvimento profissional dos professores iniciantes (PIs) participantes. O material considerado refere-se a quatro pesquisas-intervenções com foco no auxílio às dificuldades e demandas de professores principiantes da Educação Básica (EB) por meio de programas de mentoria. O apoio foi realizado por intermédio de conversas profissionais entre professores iniciantes com docentes experientes formados para atuar como mentores. Os dados da análise realizada sugerem que o modelo de mentoria adotado na realização dos programas apresenta elementos favorecedores do desenvolvimento profissional no início da carreira docente em diferentes áreas e níveis de ensino, contextos de atuação, entre outros aspectos. Indicam-se considerações sobre o modelo de mentoria adotado e a relevância de novas investigações sobre programas e ações de acompanhamento e indução de professores iniciantes.
Palabras clave : Coordenador pedagógico iniciante; Iniciação profissional; Coordenação pedagógica.