SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Dilemas y dificultades de los coordinadores pedagógicos principiantes en la educación pública en el estado de ParanáDispositivo de acompañamiento a docentes principiantes: los componentes estructurantes de una comunidad de prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

REALI, Aline Maria Medeiros de Rodrigues; BARROS, Bruna Cury de  y  MARINI, Carolina. Programas de mentoria da UFSCar dirigidos a professores iniciantes: uma síntese qualitativa das diferentes ofertas. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e41. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16530.

Apresenta-se uma síntese de evidências qualitativas registradas em teses e dissertações sobre as diferentes ofertas de programas de mentoria que se mostraram associadas à promoção do desenvolvimento profissional dos professores iniciantes (PIs) participantes. O material considerado refere-se a quatro pesquisas-intervenções com foco no auxílio às dificuldades e demandas de professores principiantes da Educação Básica (EB) por meio de programas de mentoria. O apoio foi realizado por intermédio de conversas profissionais entre professores iniciantes com docentes experientes formados para atuar como mentores. Os dados da análise realizada sugerem que o modelo de mentoria adotado na realização dos programas apresenta elementos favorecedores do desenvolvimento profissional no início da carreira docente em diferentes áreas e níveis de ensino, contextos de atuação, entre outros aspectos. Indicam-se considerações sobre o modelo de mentoria adotado e a relevância de novas investigações sobre programas e ações de acompanhamento e indução de professores iniciantes.

Palabras clave : Coordenador pedagógico iniciante; Iniciação profissional; Coordenação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )