SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Programas de mentoría de la UFSCar para profesores principiantes: una visión qualitativa de las diferentes ofertasSoporte al profesorado en inicio de la carrera: una propuesta de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BARROSO, Elena  y  GARCETTE, Lorena Cruz. Dispositivo de apoio a professores iniciantes: os componentes estruturantes de uma comunidade de prática. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e42. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16543.

O artigo refere-se a um trabalho de pesquisa que visa a analisar e documentar o desenho e o desenvolvimento de uma comunidade de práticas como dispositivo de formação para o acompanhamento de professores iniciantes, formados em Licenciatura em Ciências da Educação, que começam como professores nas consultorias pedagógicas de escolas secundárias, pertencentes à educação permanente de jovens e adultos, em Mendoza, Argentina. O trabalho enquadra-se nos fundamentos das comunidades de prática, no desenvolvimento profissional docente centrado na escola e na noção de dispositivo formativo. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso sob a perspectiva hermenêutica-interpretativa. O objetivo do artigo é apresentar alguns avanços dos resultados da pesquisa que se referem aos componentes objetivos deste dispositivo pedagógico: referencial espacial e temporal, referencial teórico das formas de trabalhar, temas e problemas de tratamento, componentes cognitivos e emocionais, sujeitos e funções. Este conjunto de componentes fornece e cria um cenário e uma dinâmica que permitem a realização de práticas de acompanhamento, e que também estejam enfocadas na análise e reflexão da prática do professor iniciante, o que possibilita a postulação de comunidades de prática como um dispositivo pedagógico propício para a formação de iniciantes.

Palabras clave : Comunidade de práticas; Dispositivo pedagógico; Formação centrada na escola; Análise da prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )