SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Dispositivo de acompañamiento a docentes principiantes: los componentes estructurantes de una comunidad de prácticasProfesoras en formación: un enfoque bakhtiniano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BRANDE, Carla Andréa  y  CHALUH, Laura Noemi. Acompanhamento de professores em início de carreira: uma proposta formativa. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e43. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16536.

A literatura acerca do início da carreira docente no Brasil mostra que são poucas as políticas e programas de formação docente que buscam amenizar as situações vividas pelos professores no contexto escolar. Este artigo objetiva analisar as contribuições para a constituição dos docentes participantes de um curso de formação oferecido a professores em início de carreira, vinculados a uma Secretaria Municipal de Educação do interior do estado de São Paulo (Brasil). Aborda a organização e composição do trabalho desenvolvido junto com esses docentes que, a partir de uma formação sustentada no diálogo, instituiu um processo de acompanhamento que alavancou a constituição docente. A primeira autora deste trabalho considerou o curso de formação como objeto de estudo de uma pesquisa narrativa, ou seja, a própria experiência do vivido. Para compor este trabalho, foram compartilhados materiais produzidos pelos professores em período de inserção na carreira, derivados de propostas de escrita instituídas no curso. Considerando o paradigma indiciário, as escritas deixam em evidência: a urgência de acompanhamento para professores em início de carreira; as dificuldades vividas por professores em período de inserção na carreira; caminhos de formação para estes professores.

Palabras clave : Professores em início de carreira; Acompanhamento docente; Formação docente; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )