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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MOURA, Liliane Corrêa Neves y MELLO, Marisol Barenco de. Professoras em formação: uma abordagem bakhtiniana. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e44. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16548.
O ato responsável, proposição bakhtiniana para pensar uma outra ética, em confronto com a hegemônica, que tem base no dever abstrato, é o lugar central da vida, onde um centro de valor humano, ou seja, um humano eticamente posicionado, inclui em si necessariamente um outro. Essa ética, construída a partir de um olhar enviesado para arte, busca uma imagem de humano que não é una e última, mas ideológica, repleta de valores contraditórios, em disputa permanente, aberta, propensa ao futuro e tensamente transformadora das condições concretas que, no presente, configuram a vida. Bakhtin realizou estudo que buscou, na literatura, imagens que afigurassem abertura, inacabamento e dialogicidade no humano e no mundo. Nos romances de educação, ele encontrou sentidos axiológicos sobre formação, e os analisou nos aspectos do tempo, espaço e valor. Em pesquisa realizada no ano de 2019, durante a realização do curso de extensão FormAção em diálogo – pedagogias críticas a partir das práticas, organizado pelo grupo de Estudos Bakhtinianos ATOS-UFF, dialogamos com professoras e professores da educação básica sobre os sentidos filosóficos da formação e como as palavras que a designam revelam as forças ideológicas em disputa. Neste artigo, aproximamos os aportes do Círculo bakhtiniano da formação humana e da formação inicial da professora dos anos iniciais da educação básica, e trazemos uma proposta filosófica que pretende alargar as bases em que as práticas formativas são construídas.
Palabras clave : Formação de professoras; Filosofia da Linguagem; Estudos bakhtinianos.