SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Teachers in formation: a bakhtinian approachTeacher training in a decolonizing key: geo/pedagogies of sound as a proposal for the accompaniment of beginning teachers – Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen  and  PASSOS, Laurizete Ferragut. Inserção profissional do coordenador pedagógico: parceria colaborativa entre iniciantes e experientes a partir da pesquisaformação. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e45. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16589.

As parcerias colaborativas têm se mostrado potentes para apoiar o processo de inserção dos profissionais que iniciam numa nova função. O artigo trata de uma ação de indução profissional realizada junto a um grupo de coordenadores pedagógicos iniciantes com vistas a contribuir para a superação dos desafios vividos em seu processo de inserção profissional junto às escolas de ensino básico. Para o presente texto será apresentado um recorte dos dados da pesquisa que reuniu 25 professores aprovados em concurso público para coordenador pedagógico sem experiência na função, os iniciantes, e dezessete coordenadores com experiência de até três anos, os experientes, e cuja parceria colaborativa se deu a partir de uma pesquisa-formação. Para a produção dos dados, utilizou-se a transcrição dos encontros formativos (oito com cada grupo), incluindo o conteúdo do Chat, bem como a transcrição dos dois grupos de discussão e das conversas e trocas espontâneas pelo WhatsApp e dados de um questionário de caracterização. A análise dos dados teve inspiração na Análise de Prosa. Os resultados indicam que a parceria colaborativa iniciante-experiente traz subsídios para que o primeiro enfrente e supere os desafios do início da carreira e também contribui para o aprimoramento da prática profissional do experiente.

Keywords : Coordenador Pedagógico Iniciante; Inserção Profissional; Parceria Colaborativa; Pesquisa-formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )