SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66The extension and the brazilian university: from statute of universities until adding extension actions to curriculaBNCC and its political-pedagogical conceptions for education and physical education: some approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PENNY, Joubert Caldeira et al. O rugby tag na educação física escolar: contribuições de uma formação. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e2.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15587.

A formação continuada tem sido objeto de muitos estudos realizados no campo educacional, e o investimento nesse aspecto formativo tem se mostrado relevante para a potencialização e a diversificação de práticas pedagógicas. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi investigar a contribuição da formação continuada para a modalidade esportiva de rugby tag frente à possibilidade de seu desenvolvimento na Educação Física escolar. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa contou com a participação de 13 professores, os quais atenderam aos critérios de inclusão do trabalho e responderam individualmente a uma entrevista semiestruturada. Como principais resultados, foi possível: a) observar a importância da formação continuada para a ampliação do conhecimento sobre o rugby tag; b) averiguar suas possibilidades de aplicação na Educação Física escolar; c) compreender melhor os conceitos sobre o ensino do esporte. Considera-se que os resultados alcançados só foram possíveis por meio do fomento à realização da formação continuada dividida em três etapas, permitindo maior tempo de diálogo e acompanhamento dos professores, assim como esses espaços de ressignificação do esporte são pertinentes para a melhor qualidade do ensino no âmbito escolar.

Keywords : Esporte; Escola; Crianças; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )