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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima  y  MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira. BNCC e suas concepções político-pedagógicas para a educação e educação física: algumas aproximações. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e3.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15633.

Este artigo tem como objetivo identificar as possíveis teorias pedagógicas que fundamentam o documento BNCC em sua proposta geral e na especificidade da educação física, além das determinações dessas concepções para a prática escolar. As análises ocorreram por meio da técnica de categorização e interpretação hermenêutica-dialética. A partir disso, cogitamos que a BNCC apresenta fortes aproximações com a concepção construtivista de aprendizagem, ao priorizar a construção de capacidades subjetivas, como a busca pelo “aprender a aprender”, “ser autônomo” e “protagonista”. Para a especificidade da educação física, identificamos a relação com a teoria crítico-emancipatória, ao objetivar o desenvolvimento de competências e com a utilização do termo “cultura corporal de movimento”, ao considerar os elementos constitutivos da educação física. Assim, concluímos que o documento BNCC prioriza o desenvolvimento da sociedade, a partir da construção de sujeitos flexíveis, individualistas e (in)capazes de alterar sua realidade, determinando um processo de esvaziamento de conteúdo a ser apropriado historicamente pelos alunos, sendo isso a materialização atual de um movimento iniciado na década de 1990, com políticas neoliberais, pós-modernas e neoconservadoras.

Palabras clave : BNCC; Construtivismo; Teoria crítico-emancipatória; Educação Física Escolar.

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