SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66BNCC y sus concepciones político-pedagógicas para la educación y la educación física: algunos enfoquesEl programa de Residencia Pedagógica en la formación inicial de licenciantes en Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MELLO, Regina Lara Silveira  y  SILVA, Marcia Tostes Costa da. Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e4.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15809.

O texto apresenta reflexões acerca do processo criativo na docência especialmente dedicada à criança, observando ações e estabelecendo diálogos com uma professora da educação infantil da rede pública do município de Barueri, zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa apoia-se na metodologia qualitativa, estudo de caso, apresentando reflexões sobre o projeto “Por causa da luz”, desenvolvido com uma turma de 27 crianças com 5 anos de idade. Os conceitos desenvolvidos por Vygotsky, que estabelecem relações entre atividade imaginativa e realidade, o fluir de ideias correntes, elaborado por Csikzentmihalyi, e a coragem de criar, segundo May, são os principais aportes teóricos em que se baseia este estudo. O processo inicia-se quando o professor se encontra em situações reais que requerem soluções criativas. Se o interesse das crianças é percebido e compartilhado, ocorre o encontro, permeado de emoções, que gera o fluir criativo. Evidenciou-se no desenvolvimento deste artigo que o processo criativo na docência é alimentado e cultivado por pesquisas, trabalho árduo, sério, com metas claras e coragem o suficiente para inovar.

Palabras clave : Processo criativo na docência; Professor; Criança; Educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )