SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66The Pedagogical Residence program in the initial formation of licensors in PedagogyThe social skills of the characters of Monica’s gang author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

ANDRADE, Renata Cristina Lopes. Humanidade, razão e educação prática. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e6.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15895.

Fundamentados no exame conceitual da filosofia prática de Immanuel Kant (1724-1804), almejamos com este artigo, de caráter teórico-filosófico, esclarecer, discutir e refletir sobre a formação da humanidade via educação. Pretendemos resgatar, em especial, dois conceitos de razão e de educação prática em Kant. Qual é a contribuição da educação prática de Kant à reflexão e ao alcance da formação humana na atualidade? Tendo em vista essa questão, abarcamos, neste artigo, a compreensão do projeto de razão e de educação prática com a sugestão de que a formação da humanidade do ser humano possa ser assegurada na complexa ação educacional. Oferecemos o estudo teórico para compreender, orientar e, quem sabe, promover a realidade, particularmente a educacional de formação e a de transformação humana, o que manifesta, ademais, a oportunidade do pensamento para compreender e transformar o real.

Keywords : Humanidade; Razão Prática; Educação Prática; Kant.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )