SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66O programa de Residência Pedagógica na formação inicial de licenciandos em PedagogiaAs habilidades sociais dos personagens da Turma da Mônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ANDRADE, Renata Cristina Lopes. Humanidade, razão e educação prática. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e6.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15895.

Fundamentados no exame conceitual da filosofia prática de Immanuel Kant (1724-1804), almejamos com este artigo, de caráter teórico-filosófico, esclarecer, discutir e refletir sobre a formação da humanidade via educação. Pretendemos resgatar, em especial, dois conceitos de razão e de educação prática em Kant. Qual é a contribuição da educação prática de Kant à reflexão e ao alcance da formação humana na atualidade? Tendo em vista essa questão, abarcamos, neste artigo, a compreensão do projeto de razão e de educação prática com a sugestão de que a formação da humanidade do ser humano possa ser assegurada na complexa ação educacional. Oferecemos o estudo teórico para compreender, orientar e, quem sabe, promover a realidade, particularmente a educacional de formação e a de transformação humana, o que manifesta, ademais, a oportunidade do pensamento para compreender e transformar o real.

Palavras-chave : Humanidade; Razão Prática; Educação Prática; Kant.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )