SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66The social skills of the characters of Monica’s gangPermanence of young people in social projects by the self-determination theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

ALMEIDA, Maria de Fátima Xavier da Anunciação de. O livro didático de língua portuguesa: um estudo da Coleção Ápis, 1º ao 5º ano. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e8.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17488.

Neste texto apresentamos parte da pesquisa realizada em pós-doutorado sobre o livro didático do componente curricular de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) 2019. São livros do 1º ao 5º ano, da Coleção Ápis (CALP), publicada desde 2011 pela editora Ática. No polo da produção ( DARTON, 1990), pretendemos analisar alguns aspectos da materialidade dos cinco volumes da CALP e, também, mostrar a alguns leitores pressupostos significados nas práticas e representações de leitura. O estudo, de cunho exploratório e interpretativo, pauta-se pelos referenciais do campo da História Cultural (HC), principalmente por meio dos pensamentos de Chartier (1990), Certeau (1990), Ferreira (2017) e de Bakhtin (1988; 2003). Tomamos a coleção como fonte e objeto de pesquisa, cuja materialidade se constitui em forma de linguagem, em suporte impresso, parte da cultura escrita na sociedade em que é veiculado. As análises apontam que os leitores pressupostos para a CALP não são necessariamente os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Encontramos, na morfologia da obra didática, as marcas de outros leitores previstos, que podem trazer prestígio à coleção em seu projeto editorial e pedagógico.

Keywords : Leitura; Livro didático; Língua Portuguesa; PNLD 2019.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )