SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Permanence of young people in social projects by the self-determination theoryThe formation of the architect and urbanist: evaluation of the curricular structure by students and recent graduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

HARBE, Rafaella de Paula Tavares; BRITO, Luciana Ribeiro de  and  BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. O ensino híbrido na literatura em tempos de pandemia. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e10.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16094.

A pandemia de Covid-19 impactou profundamente os mais diversos processos de reprodução social, entre eles a educação. A situação da educação e do ensino no contexto da pandemia foi radicalmente modificada com a adoção do que vem sendo chamado de ensino híbrido. O objetivo do presente artigo é investigar essa conceituação a fim de compreender o sentido em que esse conceito vem sendo assumido pela literatura especializada e por outros sujeitos individuais e coletivos envolvidos com as instituições de ensino e com a pesquisa em educação. Para tanto, as autoras realizam revisão de literatura, analisando artigos recentes que abordam os temas “ensino híbrido” e “pandemia”. Apesar de volumosa, nota-se que essa produção ainda é relativamente precária em termos de consistência teórica. Novas discussões acerca da implementação do ensino híbrido precisam ser mais bem pensadas e estruturadas, a fim de que essa modalidade venha a contribuir para a aprendizagem não apenas no momento pandêmico, mas também no acolhimento dos estudantes, que retornam depois de tanto tempo fora da sala de aula e se deparam com uma nova realidade.

Keywords : Ensino Híbrido; Pandemia; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )