SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Hybrid learning in literature in times of pandemicSocio-relational experiences as mobilizers of the subjectivity of students with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BALLESTE, Samantha  and  CAPILHEIRA, Bianca Herreira. A formação do arquiteto e urbanista: uma avaliação curricular pelos discentes e profissionais recém-graduados. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e11.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16095.

A literatura afirma que de todas as instituições deveriam ser organizadas coletivamente por todos os membros da comunidade escolar, ou seja, os gestores, professores e alunos. Entretanto, os currículos normalmente acabam sendo definidos apenas pelos gestores e professores. Assim, este estudo busca caracterizar a percepção dos discentes dos semestres finais da graduação e dos profissionais recém-graduados de um curso de Arquitetura e Urbanismo, sobre a estrutura curricular do seu curso, identificando aspectos que poderiam ser modificados. A pesquisa, do tipo qualitativa e quantitativa, é conduzida a partir de um estudo de caso: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, localizada em Pelotas-RS. Como resultado, foram reveladas as percepções dos discentes e recém-graduados quanto à conformação curricular do curso, a adequação da composição curricular, a carga horária total, a distribuição das disciplinas e sua carga horária nas áreas de conhecimento específicas, de modo a melhorar a sua formação profissional.

Keywords : Currículo; Formação; Arquitetura e Urbanismo; Discentes; Percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )