SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66O ensino híbrido na literatura em tempos de pandemiaExperiências sociorrelacionais como mobilizadoras da subjetividade de estudantes com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BALLESTE, Samantha  e  CAPILHEIRA, Bianca Herreira. A formação do arquiteto e urbanista: uma avaliação curricular pelos discentes e profissionais recém-graduados. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e11.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16095.

A literatura afirma que de todas as instituições deveriam ser organizadas coletivamente por todos os membros da comunidade escolar, ou seja, os gestores, professores e alunos. Entretanto, os currículos normalmente acabam sendo definidos apenas pelos gestores e professores. Assim, este estudo busca caracterizar a percepção dos discentes dos semestres finais da graduação e dos profissionais recém-graduados de um curso de Arquitetura e Urbanismo, sobre a estrutura curricular do seu curso, identificando aspectos que poderiam ser modificados. A pesquisa, do tipo qualitativa e quantitativa, é conduzida a partir de um estudo de caso: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, localizada em Pelotas-RS. Como resultado, foram reveladas as percepções dos discentes e recém-graduados quanto à conformação curricular do curso, a adequação da composição curricular, a carga horária total, a distribuição das disciplinas e sua carga horária nas áreas de conhecimento específicas, de modo a melhorar a sua formação profissional.

Palavras-chave : Currículo; Formação; Arquitetura e Urbanismo; Discentes; Percepção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )