SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66The formation of the architect and urbanist: evaluation of the curricular structure by students and recent graduatesResearch on inclusion of students with visual impairments in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CHAVES, Marlene  and  ROSSATO, Maristela. Experiências sociorrelacionais como mobilizadoras da subjetividade de estudantes com deficiência intelectual. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e12.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16534.

As experiências sociorrelacionais promovidas no ambiente escolar e o modo como podem mobilizar a subjetividade de estudantes com deficiência intelectual, contribuindo para a aprendizagem escolar, instituíram o propósito deste artigo. A pesquisa teve aporte teórico na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das contribuições de Vygotsky em relação à defectologia, e na teoria da subjetividade, desenvolvida por González Rey. Por meio da metodologia construtivo-interpretativa realizou-se a pesquisa com duas participantes do terceiro ano do ensino fundamental em classe inclusiva de uma escola pública do Distrito Federal. A produção das informações ocorreu em um projeto de pesquisa-ação e contou com instrumentos favorecedores da expressão das participantes, como dinâmicas conversacionais, recursos imagéticos e caderno de memórias. Mediante o processo interpretativo das informações, reconhecemos que a qualidade das experiências sociorrelacionais no contexto escolar podem promover algum nível de emergência do sujeito em estudantes com deficiência intelectual como expressão do movimento da subjetividade, possibilitando a mobilização da aprendizagem escolar.

Keywords : Subjetividade; Deficiência Intelectual; Experiências Sociorrelacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )