SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66La formación del arquitecto y urbanista: evaluación de la estructura curricular por parte de estudiantes y recién egresadosInvestigación sobre inclusión de estudiantes con discapacidad visual en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CHAVES, Marlene  y  ROSSATO, Maristela. Experiências sociorrelacionais como mobilizadoras da subjetividade de estudantes com deficiência intelectual. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e12.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16534.

As experiências sociorrelacionais promovidas no ambiente escolar e o modo como podem mobilizar a subjetividade de estudantes com deficiência intelectual, contribuindo para a aprendizagem escolar, instituíram o propósito deste artigo. A pesquisa teve aporte teórico na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das contribuições de Vygotsky em relação à defectologia, e na teoria da subjetividade, desenvolvida por González Rey. Por meio da metodologia construtivo-interpretativa realizou-se a pesquisa com duas participantes do terceiro ano do ensino fundamental em classe inclusiva de uma escola pública do Distrito Federal. A produção das informações ocorreu em um projeto de pesquisa-ação e contou com instrumentos favorecedores da expressão das participantes, como dinâmicas conversacionais, recursos imagéticos e caderno de memórias. Mediante o processo interpretativo das informações, reconhecemos que a qualidade das experiências sociorrelacionais no contexto escolar podem promover algum nível de emergência do sujeito em estudantes com deficiência intelectual como expressão do movimento da subjetividade, possibilitando a mobilização da aprendizagem escolar.

Palabras clave : Subjetividade; Deficiência Intelectual; Experiências Sociorrelacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )