SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66A formação do arquiteto e urbanista: uma avaliação curricular pelos discentes e profissionais recém-graduadosAs pesquisas sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CHAVES, Marlene  e  ROSSATO, Maristela. Experiências sociorrelacionais como mobilizadoras da subjetividade de estudantes com deficiência intelectual. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e12.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16534.

As experiências sociorrelacionais promovidas no ambiente escolar e o modo como podem mobilizar a subjetividade de estudantes com deficiência intelectual, contribuindo para a aprendizagem escolar, instituíram o propósito deste artigo. A pesquisa teve aporte teórico na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das contribuições de Vygotsky em relação à defectologia, e na teoria da subjetividade, desenvolvida por González Rey. Por meio da metodologia construtivo-interpretativa realizou-se a pesquisa com duas participantes do terceiro ano do ensino fundamental em classe inclusiva de uma escola pública do Distrito Federal. A produção das informações ocorreu em um projeto de pesquisa-ação e contou com instrumentos favorecedores da expressão das participantes, como dinâmicas conversacionais, recursos imagéticos e caderno de memórias. Mediante o processo interpretativo das informações, reconhecemos que a qualidade das experiências sociorrelacionais no contexto escolar podem promover algum nível de emergência do sujeito em estudantes com deficiência intelectual como expressão do movimento da subjetividade, possibilitando a mobilização da aprendizagem escolar.

Palavras-chave : Subjetividade; Deficiência Intelectual; Experiências Sociorrelacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )