SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66As pesquisas sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superiorCrenças, autoeficácia e estratégias de professores diante do bullying índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SCHOTT, Márcia; SANTOS, Daniele Oliveira; JARDIM, Renata  e  REIS, Alan Santos. Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e14.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16670.

Esse estudo buscou investigar a Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) a partir da percepção de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS). A pesquisa tem caráter exploratório, abordagem observacional, descritiva, quali-quantitativa, realizada por entrevistas. Participaram 86 profissionais, a maioria de Agentes Comunitários de Saúde (60%). Dos participantes, 95% (n=80), entendem que a presença de alunos nas Unidades colaborara para a realização do trabalho, 48% (n=39) descreveram que são as Instituições de Ensino Superior (IES) em conjunto com o gestor/trabalhadores/representantes da Unidade que definem as ações. Dificuldades para IESC: falta de infraestrutura das unidades de saúde, inadequação de horários e de transporte e falha na comunicação entre a Instituição de Ensino e Serviço. A compreensão sobre a IESC ficou mais restrita a uma “troca de saberes”, entretanto, 99% afirmaram que essa articulação favorece a construção de uma prática importante para a formação daqueles que estão nos serviços, assim como para os discentes da instituição de ensino.

Palavras-chave : Centros de Saúde; Educação Profissional em Saúde Pública; Instituições de Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )